O Estúdio Vita foi criado em outubro de 2019, mas a sua trajetória teve início muito antes.

Amanda Vita, que carrega no sobrenome a tradução de vida em italiano, era aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo com seus 18 e poucos anos, quando já manifestava uma vontade de criar. Elaborar projetos do zero, com um olhar só seu. Em outras palavras, imprimir sua marca.

Entre estágios e contratações, a arquiteta passou nos anos seguintes por diferentes escritórios em São Paulo. Desbravou diferentes concepções que foram de empresas do varejo ao design de interiores para residências, adicionando novos elementos da profissão em uma família com arquitetos que atuam essencialmente em canteiro de obra.

Ela aperfeiçoou suas técnicas de desenho e pesquisa, de modo que se presenteou com muita liberdade para experimentar e descobrir novas possibilidades como arquiteta. No entanto, ainda faltava vida, sem trocadilhos.

Amanda aproveitou a experiência acumulada até então para desenhar novos planos, literalmente. Era o momento de colocar em prática aquele desejo crescente que vinha desde os tempos de faculdade. Há cinco anos o Estúdio Vita saía do papel.

A escolha do nome, por mais que possa parecer óbvia em um primeiro momento, carrega simbolismos: é uma homenagem ao pai, sua maior inspiração na arquitetura, e traduz o seu objetivo de entregar vida em cores e formas.

O escritório administrado exclusivamente por ela foi concebido a partir de um olhar versátil para a arquitetura, com soluções de curto, médio e longo prazo.

Os primeiros clientes, a fabricante de tapetes Via Star e a startup de bebidas veganas Nude, permanecem até hoje. Da sua mente saíram dezenas de projetos que rodaram o Brasil e o exterior.

A arquiteta também foi coautora do projeto do restaurante italiano Vinheria Percussi, que ganhou uma cara mais intimista e aconchegante no coração do bairro Pinheiros, em São Paulo.

A assinatura do Estúdio Vita também está presente em reformas e decorações de interiores (essa última é uma paixão recentemente descoberta) de casas e apartamentos de diferentes metragens. De certa forma, Amanda Vita “encontra” sua família quando pisa no chão das obras que estão sob seu comando.

O fato de ter uma mulher à frente de um negócio impõe obstáculos que a arquiteta precisa superar diariamente. Ela está preparada para isso e muito mais.

Esse é apenas o começo. O Estúdio Vita está aberto para quem procura construir novas parcerias e acredita que a vida passa pela arquitetura.